indique share   share   share   share   share   share   share   share   share   share   share  

www.deolhonabolsa.com

Petrobras e Petróleo em Retrospectiva

Sebastião Buck Tocalino,
31 de agosto de 2015

Este fim de semana fez aniversário aquela que se mostraria a mais "reveladora" dentre minhas análises e opiniões publicadas. Lamentavelmente, não alcançou um maior número de leitores devido ao seu conteúdo polêmico. De forma complementar, ainda chocado pela então recente barbárie do grupo revolucionário e extremista islâmico, eu também decidira abordar ali a fé como algo, por vezes, não tão espiritual assim, mas vulnerável, influenciável e manipulável por interesses escusos - políticos e/ou econômicos. Afinal, o assunto é pertinente.

Contudo, quem não sentiu desconforto na leitura daquela abordagem difícil (para mim) e um tanto longa (para alguns leitores), veio até a se impressionar diante do timing (ou oportuna pontualidade no momento) da publicação. Tratava-se sim de uma análise sobre a ausência de fundamentos que pudessem justificar a negociação de barris de petróleo nos arredores dos US$ 100, como acontecia na altura em que o texto foi escrito e publicado.

preços da PETR4: o tombo em 12 meses

A bem da verdade, eu já havia escrito em setembro de 2011, de forma bem mais sucinta, que o petróleo não contava com fundamentos demográficos para se manter naquelas alturas. Aquele foi um texto dedicado à relação entre demografia e mercados, um assunto que ainda hoje parece ser muito subestimado pelo público em geral, bem como por investidores e profissionais do mercado.

Entre aquela breve pincelada no assunto e o texto finalmente dedicado ao petróleo se passaram 3 anos. Nesse intervalo, os preços da commodity oscilaram nervosos, abaixo e acima, mas insistentes naquele abusivo patamar. Depois de publicá-lo no Brasil, eu o traduzi e enviei para avaliação e possível publicação em alguns sites dos EUA. Recebi algumas respostas de editores que se interessaram pelo tema principal, mas me solicitaram a retirada dos parágrafos de conteúdo religioso e político. Desapontado e não disposto a omiti-los, eu tentei reescrevê-los de forma diferente e abreviada. Depois de uma sequência de alterações, o texto foi publicado por alguns e finalmente declinado por outros.

Contudo, mesmo aqueles que apreciaram o teor econômico, viriam a se impressionar com o desenrolar dos eventos nas semanas e meses que se seguiriam. A análise não só teria se mostrado certeira, como especialmente oportuna no "cronograma" dos mercados. Foi, aparentemente, presciente da longa derrocada nos preços do petróleo que rapidamente se iniciaria e se estenderia até o presente.

Outra coisa interessante foi que logo começaram a aparecer os podres indícios da corrupção (assombrosa mesmo para o padrão brasileiro) instalada e mediada por políticos e executivos relacionados à Petrobras. Ora, logo na abertura do texto eu já dizia que "Para uma nação que não tenha sólidas instituições democráticas, seu petróleo pode se tornar uma maldição política, social e cultural".

Por muito pouco, o Brasil não serviu de exemplo naquela análise! E, também neste quesito, o texto parecia presciente do que se revelaria à nação brasileira...

Ali, eu também descartava como improvável a ensaiada alta dos juros nos EUA e chamava a atenção para a compra dos Treasuries (juros) longos...

Por estas e outras razões, considero o mais polêmico dos meus artigos, recusado por alguns sites e não lido por muitos, uma espécie de "filho pródigo" para mim! Passado já um ano no tempo e muita água por baixo da ponte (tanto no Brasil como nos mercados internacionais), eu cedo à vaidade de um "pai orgulhoso" e volto a exibi-lo aqui!

Confira: Manchas de Óleo na Fé e as Máculas da Fé no Óleo.

preços do petróleo: o tombo em 12 meses

 

Copyright © Sebastião Buck Tocalino - Todos os direitos reservados.

www.deolhonabolsa.com

português confira outros textos   -   check out further readings English

indique share   share   share   share   share   share   share   share   share   share   share  

A bolsa estimula a cidadania!

Compartilhe este texto por email ou pelo LinkedIn, Twitter, Facebook, Google+ e outras redes.

ATENÇÃO: Quaisquer opiniões expressas pelo autor são naturalmente subjetivas e sujeitas a polêmica.
Esta não é uma recomendação de investimento! Os dados visualizados aqui procedem de outras fontes, a princípio fidedignas, de boa reputação e acessíveis ao mercado.
De Olho Na Bolsa não faz indicações de compra ou venda, ou de negócios de qualquer espécie, e não está autorizada a atuar como consultoria de valores mobiliários. Não nos responsabilizamos por decisões tomadas com base nas informações aqui reunidas.
INVESTIMENTOS EM AÇÕES ENVOLVEM RISCOS! Para sua maior segurança, procure sua corretora. Ela poderá ajudá-lo a avaliar riscos e oportunidades em negócios com valores mobiliários.